sexta-feira, 8 de abril de 2016

Gabinete de Fisoterapia e massagem no Complexo Aquático de Santarém


A Escola Municipal de Natação de Santarém (EMNS) vai colocar em funcionamento a partir do dia 18 de abril, um Gabinete de Fisioterapia e aulas de Fisioterra (Mobilidade Vertebral) nas instalações do Complexo Aquático Municipal.

Para além do ensino de diversas modalidades aquáticas (natação pura, natação sincronizada, hidroginástica, polo aquático, entre outras), ministradas por um corpo técnico especializado que acompanha o processo de desenvolvimento e progressão de todos os nossos utentes, a EMNS tem também uma vertente associada à área da saúde e reabilitação com as aulas de Aquafísio (Fisioterapia em Meio Aquático), neste caso específico as aulas são acompanhadas por um corpo técnico de fisioterapeutas especializadas na área da músculo-esquelética. Este tipo de intervenção terapêutica utiliza as propriedades do meio aquático para o tratamento de utentes com diversas patologias ou disfunções recorrendo ao exercício e às técnicas de fisioterapia em meio aquático e em diferentes graus de imersão, que assim promovem alterações fisiológicas nos diferentes sistemas (respiratório, cardiovascular, músculo-esquelético, etc), traduzindo-se em vários benefícios terapêuticos. Estes benefícios podem ir desde a diminuição da dor, aumento da mobilidade articular ou fortalecimento muscular resultando numa melhoria da função e da qualidade de vida dos utentes.

A nova classe de Fisioterra (mobilidade vertebral) vai realizar-se em sala, com uma duração de 45 minutos. Esta tem como fim promover o equilíbrio postural e a estabilização dinâmica da coluna, através da realização de exercícios de mobilidade, fortalecimento e alongamento muscular, permitindo uma maior consciência postural e ao mesmo tempo um alívio das dores articulares e musculares. As aulas são realizadas em grupo, favorecendo assim o aumento dos níveis de motivação e favorecendo a partilha de experiências entre utentes, sendo que cada utente terá um acompanhamento específico em função das suas capacidades e necessidades.

Sem comentários:

Enviar um comentário