sexta-feira, 17 de junho de 2016

Urologia - Um serviço de excelência que conquistou idoneidade formativa

O Serviço de Urologia, do Centro Hospitalar do Médio Tejo, composto atualmente por uma equipa de 4 urologistas foi, pela primeira vez, foi contemplado com Idoneidade Formativa.
Esta conquista é tanto mais importante quanto este reconhecimento faz do CHMT o único hospital não central com capacidade formativa para a especialidade de Urologia. Uma idoneidade conseguida em 11 vagas para todo o país, incluindo ilhas.
João Dias, diretor do serviço não tem dúvidas de que “esta conquista é o maior reconhecimento do trabalho autónomo e diferenciador que este serviço presta na região e que o faz impor-se no panorama nacional.”
“Vamos iniciar a formação deste interno em janeiro de 2017 e faço questão que seja o especialista mais bem formado nesta área. Vai ser um especialista de grande qualidade. Vai ser o melhor especialista”, afirma com orgulho João Dias.

European Meeting on Laparoscopic and Robotic Urologic Surgery

O Serviço de Urologia do Centro Hospitalar do Médio Tejo esteve presente na 13ª edição do “Challenges in Laparoscopy and Robotics” que decorreu entre os dias 9 e 11 de Junho na Fundação Champalimaud. Um encontro internacional que incluiu no seu programa a realização de cirurgias robótica avançada em direto, pelos mais proeminentes urologistas do mundo.
Uma participação relevante e que coloca o Serviço de Urologia do Centro Hospitalar do Médio Tejo na vanguarda do que se faz de melhor no âmbito da cirurgia robótica avançada.
A presença do CHMT fez-se pela participação do diretor do serviço, João Dias, como moderador num dos painéis, e também através da participação de uma doente que está a ser seguida no CHMT e que foi intervencionada cirurgicamente, tendo sido referenciada como um dos casos clínicos mais desafiantes deste encontro.
“Foi muito bom podermos estar e participar neste encontro, que anualmente junta os melhores de entre os melhores urologistas, e onde estamos perante as mais inovadoras técnicas e os mais recentes instrumentos. É um privilégio e uma honra participar enquanto diretor do Serviço de Urologia do CHMT neste “Challenges in Laparoscopy and Robotics”, que este ano se realizou na Fundação Champalimaud”, sublinhou João Dias.

Autonomia e diferenciação

O Serviço de Urologia, com quase 30 anos de história, começou em 1989 em Abrantes. Um serviço definido pelo seu diretor em duas palavras: “autonomia e diferenciação”.
“É um serviço autónomo, no recurso a tarefas externas, e diferenciador. Desde 2003 que o serviço de Urologia do CHMT realiza Consulta de Andrologia, Cirurgia de Ambulatório desde 2006, Cirurgia Laparoscópica desde 2009, Cirurgia Endoscópica do Alto Aparelho Urinário desde 2013 e Biopsias Prostáticas eco-guiadas desde 2014.”
João Dias afirma que “Transversalmente existe um staff de profissionais com grande capacidade de cuidados técnicos, científicos e globais, e de inserção na comunidade”. Este é um aspeto que considera muito importante. “Temos de conhecer bem a realidade onde estamos inseridos. Sem preconceitos e sem complexos por estarmos num hospital que não é central. Faz-se aqui tão boa urologia aqui como em qualquer hospital central”.
E é sem complexos que refere que no exercício e na gestão do seu serviço “não podemos deixar de parte a sustentabilidade – é nossa obrigação fazer bem com o menor custo, afirma João Dias reforçando acreditar que “a Medicina pode ser lucrativa se for assente em competência, responsabilidade e responsabilização”.
Este é um desafio para a Medicina, como são a procura e evolução no sentido de se fazerem cada vez mais “cirurgias minimamente evasivas e cada vez mais em ambulatório. A medicina moderna é cada vez mais antecipativa, cada vez mais preventiva e menos curativa”.

Urologia no CHMT - Dinâmica do serviço

No ano de 2015 foram efetuadas mais de 900 cirurgias e realizadas mais de 10.500 consultas no Serviço de Urologia do Centro Hospitalar de Médio Tejo.
Números que demonstram a produtividade e dinâmica deste serviço, com 4 urologistas, 23 enfermeiros, 12 assistentes operacionais e 1 assistente administrativa, e que segundo João Dias, refletem “o cumprimento dos nossos objetivos, em número de consultas e tempos de espera. Não temos morbilidade cirúrgica e temos zero doentes transferidos para outros hospitais para serem operados”.
Nos últimos anos e segundo João Dias “houve uma grande evolução no Centro Hospitalar do Médio Tejo também em termos de recursos humanos, nomeadamente com a contratação de uma oncologista, fundamental para as cirurgias oncológicas que fazemos com muita regularidade. Nesta matéria importa reconhecer e agradecer a aposta deste Conselho de Administração no reforço que está a fazer nos recursos humanos. Outra área reforçada e que tem diretamente a ver com a urologia é a Nefrologia”, disse concluindo “nesta especialidade temos tido grande apoio por parte do Conselho de Administração”.

Jornadas de Urologia 2016

A dinâmica da equipa do Serviço de Urologia é também reconhecida pela organização das suas Jornadas anuais que este ano cumprem a sua 14ª edição. Irão realizar-se a 30 de Setembro e 1 de Outubro, no Hotel dos Templários em Tomar.

As Jornadas de Urologia tem registado um número crescente de participantes, maioritariamente médicos e enfermeiros, que durante dois dias debatem experiências com os maiores especialistas nacionais da área da urologia. Esta dinâmica assente na motivação e coesão da equipa, bem como a estreita colaboração da equipa de enfermagem com a equipa médica, tem sido fatores determinantes para os resultados obtidos.



Sem comentários:

Enviar um comentário