segunda-feira, 11 de julho de 2016

I Concurso de Ideias de Negócio INCUBAR+LEZIRIA atrai 31 candidaturas de projetos inovadores para a Lezíria do Tejo

Terminou no passado dia 8 de junho a fase de receção de candidaturas do 1º concurso de ideias de negócio do projeto INCUBAR+LEZIRIA, que registou 31 candidaturas. 42% dos projetos empresariais rececionados são oriundos de fora do Ribatejo.
No total, foram rececionadas 31 candidaturas, sendo 18 delas – 58% – de empreendedores residentes no Ribatejo (14 residem na Lezíria do Tejo e 4 no Médio Tejo). 42% das ideias de negócio apresentadas a concurso dizem respeito a empreendedores oriundos de outras regiões do país, estando assim cumprido um dos principais objetivos deste concurso que é atrair para a Lezíria do Tejo projetos empresariais inovadores.
Quanto à idade média dos concorrentes, esta foi de 29,8 anos, tendo a maioria dos candidatos uma sólida formação (3% têm o grau de doutor, 26% são mestres, 48% licenciados, 13% finalistas de licenciatura e apenas 10% são empreendedores com 12º ano ou menos).
O júri do concurso, composto pelos Professores Francisco Avillez, Maria do Rosário Partidário e Manuel Laranja, e também pelos presidentes das 4 instituições promotoras do mesmo, vão agora analisar as candidaturas, devendo os resultados ser apresentados na última semana de julho.
Aos 3 projetos vencedores será atribuído um conjunto de benefícios nomeadamente a pré-incubação física para desenvolvimento do projeto, em sistema de co-working reservado, por um período de 3 meses, na Startup Santarém ou no Centro de Negócios e Inovação de Rio Maior, a incubação física (pós-início de atividade) em sistema de co-working reservado, por um período de 6 meses, na Startup Santarém ou no Centro de Negócios e Inovação de Rio Maior, a participação num programa de aceleração da Startup Santarém apoiado por uma equipa de consultores e mentores de referência e ainda uma bolsa monetária para transformação da ideia em iniciativa empresarial, durante 3 meses.
O I Concurso INCUBAR+LEZIRIA realizou-se no âmbito de um projeto com o mesmo nome dinamizado pela NERSANT, pelo Instituto Politécnico de Santarém, pelo Agrocluster Ribatejo e pela Desmor, e que visa promover o empreendedorismo qualificado e criativo e apoiar empreendedores na criação e consolidação de novas empresas na região da Lezíria do Tejo.
O programa dirigiu-se a todos os empreendedores, sobretudo os mais jovens e qualificados, oriundos de qualquer local, interessados em iniciar uma atividade ou criar uma empresa inovadora e sediá-la num dos concelhos pertencentes à Lezíria do Tejo.
O I Concurso INCUBAR+LEZIRIA foi o primeiro de 4 concursos previstos no âmbito deste projeto e centrou-se nas temáticas da Alimentação, Agricultura, Agroindústria, Floresta, Energia, Ambiente e Recursos Naturais. O próximo concurso de ideias de negócio decorrerá durante o mês de novembro e centrar-se-á nas temáticas da Inovação no Desporto, Saúde e Bem-estar.
Os interessados em saber mais sobre o projeto INCUBAR+LEZIRIA e participar nas suas atividades deverão visitar o site do projeto em http://incubarmaisleziria.pt ou o portal do Sítio do Empreendedor em http://sitiodoempreendedor.nersant.pt. Mais informações podem ainda ser prestadas pelo Departamento de Apoio Técnico, Inovação e Competitividade da NERSANT, através dos contactos datic@nersant.pt ou 249 839 500.

Sem comentários:

Enviar um comentário